ito quando e como utilizar ito na minha empresa?

ITO: Como e quando utilizar?

O ITO é um braço do BPO (Business Process Outsourcing), focado para a tecnologia da informação. O principal objetivo do Information Technology Outsourcing é suprir as necessidades das empresas na gerência e processos de TI, com qualidade e eficiência. Ele ganhou força quando as empresas perceberam o benefício em entregar suas tarefas de TI para outras mais especializadas

Ele é estruturado para atuar de forma preventiva, principalmente, nos processos operacionais conhecidos como Managed Services. Em muitas empresas, esse tipo de serviço não é essencial, portanto, representa um gasto desnecessário ao manter um time que não é totalmente aproveitado.

Por esse motivo, recorrer ao ITO se torna uma opção viável, que mantém a qualidade e eficiência das operações.

As principais funções do ITO são:

  • Desenvolvimento, sustentação e gerenciamento de aplicações, softwares e bases de dados.
  • Desenvolvimento e hospedagem web.
  • Gerenciamento e atuação nas telecomunicações.
  • Gerenciamento e atuação na infraestrutura da empresa.

Como ele é utilizado pelas empresas?

Ao realizar outsourcing de demandas de TI que não são seu core business, ele se torna uma função mais viável para a empresa, que mantém seu acesso à expertises. Contudo, nem sempre ele precisa ser alocado dentro da empresa, ou as vezes, estar no mesmo país. Grande parte das grandes empresas, principalmente americanas, se valem do outsourcing realizado em outros países, principalmente na Ásia.

Os principais benefícios dessa vertente são o acesso a profissionais capacitados por um valor mais baixo. Contudo, a barreira linguística, os fusos horários e um controle eficiente das ações pode ser um desafio. Portanto, é crescente o número de empresas que preferem esse processo localmente. Apesar do custo maior, ele dificilmente se torna um fator desestimulante, comparado com a facilidade e adaptabilidade dos procedimentos.

Contudo, para todas as empresas contratantes, é essencial ter um bom mapeamento das atividades relacionadas de TI. Apenas dessa forma a empresa contratada pode incorporá-los, mapeá-los e otimizá-los, sem acrescentar custos e mais tempo.

Quais as principais vantagens do ITO?

Entre as principais vantagens do ITO, estão:

  • Gerenciamento por SLAs e métricas, fornecendo um método fácil para controle e observação dos resultados pelos gestores.
  • Redução de custos, agregando um serviço à empresa sem investimentos com baixo retorno, como profissionais dedicados.
  • Foco nas atividades centrais do negócio, permitindo um foco nas atividades relacionadas com o core business da empresa.
  • Delegação de atividades à especialistas, o que torna a rotina confiável e as incidências mantidas a um nível baixo.
  • Acesso à tecnologias e expertises específicas, sem a necessidade de altos investimentos muito específicos.
  • Controle de time, feito de acordo com as necessidades da empresa.

Dessa forma, como e quando utilizar o ITO na sua empresa dependerá da sua maturidade e conhecimento sobre a sua operação. Caso os processos sejam claros e os investimentos em um setor próprio de TI não compensem sua inclusão, mas não deixem de ser necessários, o ITO é uma solução viável que trará uma série de benefícios em sua eficiência

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