Como ISPs Evitam Custos Pagando Menos Impostos?

Como ISPs Evitam Custos Pagando Menos Impostos?

Existem mais de 5.000 ISPs pelo Brasil e a cada dia o mercado cresce com o surgimento de mais. Por causa disso, o cenário fica mais competitivo e a inovação é o principal segredo de como as ISPs evitam custos.

Num cenário onde aumentar preços ou diminuir ofertas não é opção, é preciso ser criativo. Assim, uma das principais soluções é a otimização das operações e das estratégias financeiras.

No caso das ISPs, é possível evitar custos pagando menos impostos mudando sua estratégia de tarifação, incluindo serviços conhecidos como produtos digitais. Perante a lei, os produtos digitais devem ser deduzidos como serviços (pagos como ISS) ao invés de produtos (pagos como ICMS) .

Dessa forma, alíquotas menores são aplicadas e revertidas aos clientes, permitindo o acesso de mais serviços por um mesmo valor.

O ramo de telecomunicações é o único que possui essa vantagem na tarifação. De acordo com a legislação vigente, o produto que é ofertado pelas ISPs é a própria conexão. Assim, apesar do nome de produtos, tarifar qualquer outro recurso como produtos acarretaria em uma cobrança indevida.

É importante ressaltar que todas as mudanças são apenas estratégicas, sendo totalmente previstas pela lei. Contudo, é preciso observar a localidade da sede da ISP, uma vez que o ISS possui uma tarifação estadual, enquanto o ICMS é federal.

Como ISPs Evitam Custos Pagando Menos Impostos? O segredo é o ISS

Dessa forma, todos os SVAs (serviços de valor agregado, como os produtos digitais também são conhecidos) ofertados aos clientes são deduzidos de acordo com o ISS. Mesmo que esse seja um assunto ainda discutido em algumas instâncias, ele cada vez mais caminha para uma conclusão.

Os órgãos de justiça têm percebido que essa é uma medida que garante um pagamento mais justo de impostos e que favorece o consumidor. Dessa forma, cada vez ele é uma estratégia para fidelizar clientes, e principalmente como ISPs evitam custos pagando menos impostos.

Existem uma série de produtos digitais e formas de oferta-los aos seus clientes. Até mesmo empresas fora do ramo de telecomunicações se aproveitam de benefícios trazidos pelos produtos digitais. Os principais são a fidelização do cliente, a ampliação de oferta de produtos e fontes de novas rendas.

Contudo, os benefícios fiscais são um benefício exclusivo das ISPs. Dessa forma, deve ser uma estratégia que todos os provedores precisam considerar em algum momento de sua trajetória.

A estratégia na qual ISPs evitam custos pagando menos impostos é extremamente efetiva e de acordo com a legislação vigente. Seu objetivo, ao substituir a tarifação de produtos pela de serviços, é tornar mais justo o pagamento de tributos e estimular a viabilização de mais opções aos usuários, fazendo com que as ISPs se tornem verdadeiras fornecedoras de experiências mais abrangentes no mundo digital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale Conosco

Para enviar seu currículo, clique aqui

X
Fale Conosco