Como a terceirização de ti afeta sua transformação digital?

Como a terceirização de ti afeta sua transformação digital?

A terceirização de ti é um processo essencial para empresas que querem escalar suas operações. O outsourcing, independente do seu setor de atuação, sempre deve ser considerado na sua estratégia, especialmente no setor de tecnologia.

A KPMG apurou que o desenvolvimento de softwares está no topo entre os serviços terceirizados. Uma das maiores tendências, nessa vertente, será a cloud storage, que deve crescer em mais de 20% até o ano que vem.

Terceirização de TI e Estratégia

Essas tendências são mais do que uma tentativa de redução de custos ou de pessoal. Na verdade, elas são um reflexo de extensas mudanças estratégicas em uma empresa. Logo, também são reações à concorrentes, como as novas empresas unicórnios.

Entre os principais motivos, está a abertura da empresa à talentos e expertises específicos, o direcionamento do foco da empresa a suas tarefas centrais e delegar as tarefas não-centrais a equipes especializadas. Além disso, talentos como  são cada vez mais difíceis de localizar.

Não é segredo que a complexidade das tarefas de TI está aumentando a cada dia. Contudo, a disponibilidade dos profissionais, como analistas de DevOps e especialistas de áreas como data analytics, RPA e agile,  não está acompanhando esse movimento. Assim, a necessidade de demandas relacionadas a transformação digital e ao crescente volume de exigências tecnológicas é grande demais para as empresas atenderem internamente.

O Outsourcing Transformacional

Esse sentimento de urgência pode provocar decisões equivocadas e custosas se não forem apuradas corretamente. Como dito, dois pontos principais na discussão são os benefícios à longo prazo da estratégia de terceirização e sua inclusão na transformação digital. A partir desses questionamentos surgiu o conceito de outsourcing transformacional.

No decorrer do tempo, as empresas de outsourcing aprenderam muito com os processos dos seus clientes. Dessa forma, por meio da atuação em múltiplos setores atendendo diversas necessidades, surgiu uma variedade imensa de soluções que puderam ser fornecidas.

Essas soluções, em um contexto de transformação digital, permitiu o desenvolvimento de serviços e processos, fornecidos por essas empresas, ainda melhores.

Ou seja, o outsourcing transformacional prega a otimização dos processos de negócio por meio de uma melhoria nos sistemas de TI, vindos da terceirização de TI. Dessa forma, ele permite que as empresas realizem algo tão importante como processos de transformação digital por meio de um parceiro de confiança.

Os benefícios da terceirização de TI na transformação digital

Otimização de recursos – As empresas que adotam esse modelo em sua transformação digital podem fazê-la de maneira otimizada. A terceirização de TI permite um uso inteligente dos recursos num processo que pode ser extremamente complexo e caro quando feito internamente.

Acesso a expertises – Como mencionado, as empresas fornecedoras desse processo migram de uma prestação simples de serviços para algo mais complexo. Dessa forma, são um acervo inédito para a empresa de experiências e soluções que potencializam a implementação da transformação digital.

Confiabilidade – Como dito, essas soluções foram desenvolvidas após passarem por um processo interno de apuração e otimização. São anos de experiências em processos testados e validados, que poupam recursos e tempo para que uma solução seja implementada.

Curva suave para disrupção – Delegar esse tipo de processo à uma empresa especializada pode representar uma importante vantagem competitiva. A transformação digital já é um requisito em grande parte das empresas e este tipo de processo pode auxiliar em disrupções e auxiliar em se diferenciar da concorrência.

Saiba mais emCIO: The pros and cons of outsourcing IT services” e Key Talents – Outsourcing e métodos ágeis para seu projeto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *