Automatização de processos em RPA: mitos e verdades

Automatização de processos em RPA: mitos e verdades

A automatização de processos é uma das principais ferramentas usadas por empresas que desejam ganhar eficiência e poupar gastos em pouco tempo. Pelas melhorias feitas na sua adoção, sua variedade de fornecedores e o aumento da agilidade dos processos, ele reúne os fatores para ser uma das maiores tendências em 2020.

Mas como essa tecnologia se encaixa na realidade da sua empresa?

Alguns gestores não consideram a automatização de processos pela falta de informações sobre o impacto do processo em suas empresas. Nós separamos alguns “mitos”  relacionados ao RPA para mostrar como ele é uma alternativa viável e, em alguns casos, até necessária para a sua empresa.

A automatização de processos funciona para trocar o humano pela máquina.

A primeira impressão é que onde a automatização, existe demissão e isso muitas vezes não é verdade. A automatização, na verdade, não ocupa um espaço onde a presença humana pode ser dispensada, mas onde ela pode ser melhor aproveitada.

Usar o potencial de um colaborador para preencher formulários ou procedimentos com poucas variações é um desperdício. A automatização de processos permitirá que essas tarefas sejam executadas com toda a qualidade e segurança.

Enquanto isso, seu colaborador poderá focar toda a sua expertise em processos onde ele é realmente indispensável. Isso permite desenvolver setores, evitar contratações desnecessárias e evitar a perda de talentos pelo mau gerenciamento do seu potencial.

É claro, em algumas empresas isso pode representar algumas demissões, mas não é uma verdade universal como foi popularizado. O que é real em todos os casos é um grande aproveitamento da sua força de trabalho, seja ela robótica ou humana.

A automatização é uma opção apenas para empresas com um setor tecnológico avançado.

Outro mito que ficou popular é que a automatização serve apenas para companhias com um grande setor tecnológico, como grandes empresas ou startups muito modernas. Isso com certeza não é verdade.

As empresas responsáveis pela implantação de automatização de processos estão preparadas para lidar com a sua realidade. Existe sim uma série de parâmetros que precisam ser atendidas, como a organização e parametrização dos dados. Contudo, elas estão preparadas para te guiar pelo processo de implantação de maneira rápida e simples.

Depois de implantado, as empresas não irão te abandonar com uma tecnologia estranha. Em primeiro lugar, você terá toda a capacitação de uma maneira simples para lidar com ela na sua rotina. Além disso, os melhores fornecedores te darão toda a assistência necessária, com transparência e rapidez, para qualquer eventual dúvida ou problema.

Eu preciso contratar uma empresa especializada para desenvolver alguma automatização.

Na verdade, se você gostaria de realizar um teste antes de se contatar alguma empresa, você mesmo pode desenvolver um robô simples. Diversas plataformas gratuitas, como o próprio Google, além de outras plataformas mais especializadas fornecem todas as ferramentas para isso.

Existem diversos códigos prontos, manuais e até mesmo robôs simples gratuitos que podem ser implantados pelo seu setor de tecnologia ou algo mais próximo que você tiver, quem sabe até mesmo você! Com algum estudo e alguns testes, você estará desenvolvendo seus primeiros robôs e tendo uma noção do impacto que isso teria na sua organização.

A automatização de processos é a mesma coisa que inteligência artificial.

Dizer que a automatização de processos é a mesma coisa que inteligência artificial é como dizer que e-mail é igual a internet. A inteligência artificial envolve vários processos e etapas que envolvem a automatização de processos.

Contudo, saber se a sua solução irá usar uma boa parte delas ou apenas uma delas, é algo que apenas um exame minucioso pode apurar. Em boa parte dos casos, haverá o uso de alguns processos e em outros, de mais. Mas o importante é saber o que a sua empresa precisa para melhorar a sua produtividade e escalar seus processos com eficiência.

Eu precisarei entregar meus dados para uma empresa desconhecida.

Em tempos de LGPD, os dados são um bem ainda mais precioso para as empresas. Uma maior responsabilidade por eles será exigida a partir de 2020 e escolher quem lidará com eles é uma tarefa que pode ter um grande impacto na sua empresa.

Contudo, para a automatização, esse contato é limitado. Existe um requisito de aprendizagem para que a ferramenta entenda os processos, mas ele é controlado por você, junto com seu fornecedor. A partir daí o processo funcionará dentro da sua empresa, com o apoio do seu fornecedor, mantendo em você o controle sobre os dados que irão surgir.

Além disso, você pode indagar e exigir um posicionamento sobre qualquer atividade e manejo dos dados pelo robô. Para saber um pouco mais sobre a LGPD, clique aqui!

E então, será que conseguimos despertar seu interesse sobre o potencial que a automatização de processos pode ter na sua empresa? Então continua com a gente e confira algumas aplicações dela em alguns setores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *