Como alavancar as vendas com SVAs?

Como alavancar as vendas com SVAs?

Um profissional de TI deve saber como alavancar as vendas? Aparentemente, cada vez mais o foco está sendo levado da programação para o lado das vendas.

No último relatório do IDC FutureScape: Worldwide CIO Agenda 2020 Predictions, uma das previsões é que até 2022, 70% das organizações de TI terão feito uma transição.

Dessa forma, eles deixarão de ser apenas “construtores” e “operadores” para serem “criadores” e “integradores” de soluções digitais que definirão seus produtos, serviços e processos.

Ou seja, entender como alavancar as vendas vai se tornar um requisito para os profissionais no desenvolvimento de novas soluções. Assim, eles além de serem integrantes do ciclo de criação-teste-aperfeiçoamento, precisarão ter uma noção comercial da solução como um todo.

Contudo, em uma época onde grande parte das empresas disruptoras são pequenas (tal como seu orçamento), como é possível diferenciar os serviços dessa forma?

SVAs: Como alavancar as vendas (e ainda ganhar dinheiro).

Uma possível solução são os SVAs (Serviços de Valor Agregado). Esse método adotado no início dos anos 2000 pelas empresas de telecomunicações representaram esse diferencial. Dessa forma, nessa busca de como alavancar suas vendas, essas empresas deixaram de ser fornecedoras de serviço e se tornaram integradoras de comunicação.

Bom, mas vamos começar do início: os SVAs são produtos de outras empresas comercializados internamente, quase como uma parceria. Enquanto a empresa fornecedora tem acesso a novos mercados, a sua empresa adota um diferencial interno dos seus serviços.

Imagine que sua empresa pudesse fornecer um produto relacionado ao seu negócio, mas totalmente novo, apenas incorporando-o nos seus negócios? Dessa forma, seus clientes teriam ciência dessa oferta e podem optá-la por incluí-la.

Enquanto a empresa fornecedora ganha um novo cliente recorrente, você, recebe uma comissão proporcional e totalmente a satisfação percebida pelo seu cliente.

Será que essa solução serve para o meu negócio?

Apesar do seu potencial, é preciso ter uma boa noção da sua empresa antes de pensar nessa solução.

Para ser uma solução de como alavancar suas vendas, é preciso entender que alguns requisitos, como ter uma carteira fixa de clientes recorrentes que possam ser impactados e adotar os produtos mais adequados e o melhor modelo de integração para seu negócio são essenciais para essa oferta.

Esse é um problema similar as empresas de telecomunicações até hoje: se tornarem hubs especializados de serviços para uma camada específica de clientes. Se você fornece o serviço telefônico, faz sentido oferecer seguros para celular, serviços de streaming e até clubes de vantagens dentro de uma mesma fatura.

Numa estratégia bem traçada, sim, os SVAs podem ser a solução perfeita para agregar novas funcionalidades em empresas ascendentes. Eles dinamizam o potencial das suas próprias ofertas, ampliam a percepção positiva que seu consumidor possui da sua marca e do seu serviço e ainda são uma nova fonte de renda recorrente para sua empresa.

Para conhecer um pouco mais sobre as opções que os SVAs podem oferecer para sua empresa, clique aqui!

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