Gerenciamento de projetos de ti remoto – Como fazer?

Gerenciamento de projetos de ti remoto – Como fazer?

Em tempos de isolamento social, o gerenciamento de projetos de ti se torna um grande desafio. Por mais que existam ferramentas que permitam um bom acompanhamento dos projetos é inegável que o andamento sofreu com a quarentena. Especialmente num setor onde o melhor funcionamento é sempre esperado.

Pensando nisso, levantamos alguns pontos para que o gerenciamento de projetos de ti se torne algo mais fácil. Dessa forma, você poderá identificar gargalos e pontos fracos para, quem sabe, tornar esse período em uma oportunidade para dinamizar seu setor.

Se integre ao seu time.

Para isso, tente estar sempre disponível para o seu time. Contudo, é preciso também estimular as comunicações entre seus membros com você, principalmente métricas e objetivos a serem alcançados. É importante ter em mente tentar melhorar projetos quando encontrar algum gargalo para cumprimento das métricas, como tempo de conclusão de etapas de projetos.

Pratique um gerenciamento de projetos de ti empático.

Tente se colocar mais no lugar do seu time, entendendo as dificuldades que eles estão passando nesse isolamento. Dessa forma, você deve se estabelecer como um líder estável e controlado, que irá assegurar a estabilidade do time nesse período.

Se você tem algum problema que torne isso possível, existem vários métodos para melhorar: recorra a um psicólogo online, pratique meditação, procure atividades físicas em sua casa e se aproxime como puder dos seus familiares e amigos para aliviar a tensão.

Reforce a comunicação com seu time.

Nesse ponto, reuniões em vídeo são bem efetivas, mas é importante reforçar que não devem ser feitas outras tarefas durante elas. Dessa forma, você dá um contexto mais formal para alguns assuntos.

Ainda, fique atento e use bastante da comunicação escrita, como e-mails ou anotações nos cartões de tarefas. As vezes, em um escritório, uma comunicação mais sutil é notada, mas isso não ocorre no home office. Por isso, tente sempre ser direto e sempre revise mensagens escritas importantes para não haver equívocos de entendimento.

Gerenciamento de projetos de ti? No remoto, organização é fundamental!

Se você é daqueles que a mesa é um caos, agora você não pode se dar esse luxo.

Para isso, use a tecnologia que você toca o seu time da melhor maneira possível, com tarefas atualizadas contendo todas as informações necessárias. Ao realizar calls remotas, estimule a participação de todos os integrantes do seu time.

Ainda, é essencial definir e reforçar quais são as prioridades. Monitore e rastreie os principais problemas mais críticos e documentações importantes para que não fiquem defasados. Um ambiente organizado, mesmo que virtual, reforça o caráter profissional, mesmo que trabalhando de casa.

Não espere seu time vir com seus problemas. Vá atrás deles.

Sabe quando você percebe pela cara da pessoa que ela não está legal e tem algum problema? Bom, no home office isso pode ser um grande desafio.

Dessa forma, engaje conversas e identifique possíveis problemas que possam prejudicar o andamento dos projetos de ti a curto ou longo prazo. Estimule seus integrantes para resolvê-lo e proponha soluções que se adequem as necessidades de ambos. Seu time estará bem mais aberto e disposto a mudar dessa forma.

Estimule a criatividade e a produtividade

Parece pedir demais, mas se feito corretamente, você verá que não é.

Para incentivar a produtividade, reforce uma “rotina” de trabalho para seus colaboradores de casa, como um espaço específico de trabalho, hora de início, de almoço e de fim de expediente. E reforce para que eles respeitem esses horários e espaços.

Para a criatividade, estimule o envio de conteúdos em vídeo, faça rápidas reuniões de brainstorming e incentive grupos de conversas para aproveitar esse momento de crise e tentar transformá-lo em oportunidade.

Com essas dicas, além de potencializar sua eficiência atual, você irá incentivar um método de trabalho remoto que permitirá que seu time sempre esteja a frente do seu setor!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *